O “Workshop na Técnica de Isadora Duncan – Certificação Básica para Ensino” acontecerá entre os dias 15 e 17 de novembro de 2019, das 14h às 16h30, em sala de ensaio do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, Bahia.
A Escola Contemporânea de Dança (ECD) está promovendo um ciclo continuado de cursos de certificação, que, em sua composição completa, oferece estudos básicos no trabalho de Isadora Duncan e prepara dançarinos para ensinar a sua dança para crianças e adultos não profissionais. Nesta edição em específico, dentro da Jornada de Dança da Bahia, a ministrante é a norte-americana Lori Belilove, diretora da Isadora Duncan Dance Foundation (IDDF), de Nova York, reconhecidamente uma das maiores mestras do mundo na pesquisa, ensino e difusão deste trabalho. Além dela, participarão Rachel Neves, formada desde a infância na ECD e por Lori Belilove, que, recentemente a indicou para diretora de ensino da Duncan Dance Academy (China), e Fátima Suarez, diretora da ECD, especializada há 27 anos no ensino da técnica de Isadora Duncan.
Lori Belilove (EUA)
A linhagem direta de Lori Belilove e sua prestigiosa carreira lhe renderam uma reputação internacional como a principal intérprete e embaixadora da dança de Isadora Duncan. Dançarina Duncan de terceira geração, ela foi educada pela primeira geração de alunos de Isadora: Anna Duncan e Irma Duncan, duas das seis filhas artísticas adotadas de Isadora, também conhecidas como “Isadorables”. Lori possui mestrado em Dança, Religião e Estudos Clássicos pelo Mills College. Como diretora artística da Isadora Duncan Dance Foundation, Lori mantém um estúdio em Nova York e uma companhia, a Isadora Duncan Dance Company, que internacionalmente já visitou Budapeste, Alemanha, México, Canadá, Coreia do Sul, África Ocidental, Itália e Rússia. Desde 1996, afiliou-se a Fátima Suarez e à Escola Contemporânea de Dança, estabelecendo uma escola Duncan no Brasil. Recentemente, foi nomeada diretora artística da Duncan Dance Academy, na China, por uma fundação com filiais em 15 países, e coreografou para o New York City Ballet a obra “Dances of Isadora – A Solo Tribute”.
INSCRIÇÕES
O workshop é voltado para dançarinos com no mínimo três anos de experiência.
Número de vagas: 30
Inscreva-se aqui: www.sympla.com.br/jornada
Coletivo Rapadura com Urucum & Dendê (BA) + Cia. de Atores Bailarinos Adolpho Bloch (RJ) + Grupo de Dança e Performance da UFS e Coletivo Na Pele (SE)
Lori Belilove (EUA) e Contemporânea Ensemble (BA) + Escola Contemporânea de Dança (BA)
Pelo sétimo ano, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA inclui em sua programação o Fórum de Educadores de Dança, uma ação pioneira voltada à reflexão e ao desenvolvimento do ensino da dança, em todo seu potencial transformador, na Bahia e no Brasil. Reunindo professores e dançarinos de cidades do interior e da capital baiana, além de vindos de outros estados, o Fórum realiza um intercâmbio sólido de experiências vividas em diferentes contextos, mas sempre conectadas pelo interesse de se abranger repertórios diversos, questionar paradigmas, aprofundar o conhecimento e qualificar a prática. Oficinas, workshop, bate-papo e palestra, em paralelo a uma programação artística que reconhece e valoriza a formação artística do dançarino, objetivam instrumentalizar os profissionais de educação em dança para que sejam pontes cada vez mais firmes para travessias humanas e cidadãs.
Os participantes do Fórum de Educadores de Dança são professores, educadores e profissionais de dança inscritos em convocatória pública, que usufruem do evento de forma totalmente gratuita.