O que é

Criada em 2005, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA é um encontro focado na relação entre dança e educação, realizado pela Escola Contemporânea de Dança, sob a coordenação da dançarina Fátima Suarez. Sua programação agrega três contextos interligados: o Fórum de Educadores de Dança, ação continuada voltada à reflexão sobre o ensino da dança na Bahia e no Brasil; as atividades de formação artística, para contribuir na qualificação de dançarinos; e a mostra artística, que apresenta espetáculos com artistas locais, de outros estados e países, reunindo produções de dança moderna e contemporânea.

A JORNADA DE DANÇA DA BAHIA busca favorecer o intercâmbio, provocando a difusão de práticas artístico-pedagógicas e incentivando a discussão e a pesquisa. É um evento interessado no artista/professor/aluno e em como estabelecer conexões inventivas entre estes, tendo como pontos de apoio o aprimoramento técnico, o incentivo à criação e as observações e opiniões em torno de propostas com variadas metodologias.

Uma das marcas da JORNADA está em sua inspiração nos ideais e na filosofia de dança de Isadora Duncan, mãe da dança moderna. Este traço se revela em diversos aspectos técnicos e conceituais, permeando toda a programação.

Em 2019, a 11ª edição exalta o tema “Sem limites”, valorizando a diversidade da expressão da dança, de corpos que dançam, da liberdade do movimento. A 11ª JORNADA DE DANÇA DA BAHIA acontecerá de 14 a 17 de novembro, no Teatro Castro Alves e no Goethe-Institut Salvador-Bahia.

Difundindo as múltiplas técnicas de dança para experimentação do corpo e suas possibilidades de expressão, a JORNADA propicia a professores, profissionais da dança, artistas e estudantes, crianças, adolescentes, jovens e adultos o estímulo a uma sensibilidade crítica que instiga ao aprimoramento. A JORNADA DE DANÇA DA BAHIA, ao perseguir o caminho da investigação da educação em dança, firma-se como evento fundamental para o desenvolvimento desta área, desenhando com seus participantes um futuro promissor para a dança no país.

A 11ª JORNADA DE DANÇA DA BAHIA tem patrocínio da Termonorte, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério da Cidadania.

Fátima Suarez (BA)
Diretora da Escola Contemporânea de Dança e diretora geral da JORNADA DE DANÇA DA BAHIA. Graduada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Especializou-se se em Dança Moderna e Coreografia na Inglaterra, na London Contemporary Dance School (THE PLACE). É professora certificada pela Isadora Duncan Dance Foundation de New York (IDDF). Criadora do Curso de Formação para Educadores de Dança, com o qual viaja por todo o Brasil ministrando aulas.

Mostra Artística

pachamariaharveymorena + Planta do Pé

Morena Nascimento (MG/BA) + Maria Eugenia Tita (SP)

Calabouço + INVente EXperimente (INVEX)

Kátharsis Cia. de Dança (BA) + Artistas diversos

JUNTO

Coletivo Lagoa (Portugal)

Aboios + Brasil com Z + Vaca Profana

Coletivo Rapadura com Urucum & Dendê (BA) + Cia. de Atores Bailarinos Adolpho Bloch (RJ) + Grupo de Dança e Performance da UFS e Coletivo Na Pele (SE)

Bachannal + A Viagem

Lori Belilove (EUA) e Contemporânea Ensemble (BA) + Escola Contemporânea de Dança (BA)

Fórum de Educadores de Dança

Pelo sétimo ano, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA inclui em sua programação o Fórum de Educadores de Dança, uma ação pioneira voltada à reflexão e ao desenvolvimento do ensino da dança, em todo seu potencial transformador, na Bahia e no Brasil. Reunindo professores e dançarinos de cidades do interior e da capital baiana, além de vindos de outros estados, o Fórum realiza um intercâmbio sólido de experiências vividas em diferentes contextos, mas sempre conectadas pelo interesse de se abranger repertórios diversos, questionar paradigmas, aprofundar o conhecimento e qualificar a prática. Oficinas, workshop, bate-papo e palestra, em paralelo a uma programação artística que reconhece e valoriza a formação artística do dançarino, objetivam instrumentalizar os profissionais de educação em dança para que sejam pontes cada vez mais firmes para travessias humanas e cidadãs.

Os participantes do Fórum de Educadores de Dança são professores, educadores e profissionais de dança inscritos em convocatória pública, que usufruem do evento de forma totalmente gratuita.

Programação

14/11 (quinta)

  • Oficina com Rosane Campello (RJ) e Luciana Carnout (RJ)

    9h00 às 12h00, na sala de ensaio do Teatro Castro Alves | Para participantes inscritos | Gratuito
  • Workshop: Subjetividade em Rede, com Gisela Tapioca (BA)

    14h00 às 18h00, no Goethe-Institut Salvador | Para participantes inscritos | Gratuito

15/11 (sexta)

  • Oficina com Morena Nascimento (MG/BA)

    9h00 às 12h00, na sala de ensaio do Teatro Castro Alves | Para participantes inscritos | Gratuito

16/11 (sábado)

  • Oficina com Maria Eugenia Tita (SP)

    9h00 às 12h00, na sala de ensaio do Teatro Castro Alves | Para participantes inscritos | Gratuito
  • Mesa-redonda: “Dramaturgias do Corpo em Cena”

    Com Marcelo Moacyr (BA/SE), Maria Eugenia Tita (SP) e Morena Nascimento (MG/BA); Mediação: Edileusa Santos (BA) | 14h00 às 16h00, no Goethe-Institut Salvador | Para participantes inscritos | Gratuito

17/11 (domingo)

  • Oficina com Vânia Oliveira (BA)

    9h00 às 12h00, na sala de ensaio do Teatro Castro Alves | Para participantes inscritos | Gratuito
  • Palestra: “A criança nova... A criança eterna”, com Lydia Hortélio (BA/SP)

    14h00 às 16h00, no Goethe-Institut Salvador | Para participantes inscritos | R$ 150

Acesse os Currículos


Edileusa Santos (BA)


Gisela Tapioca (BA)


Luciana Carnout (RJ)


Lydia Hortélio (BA/SP)


Marcelo Moacyr (BA/SE)


Maria Eugenia Tita (SP)


Morena Nascimento (MG/BA)


Rosane Campello (RJ)


Vânia Oliveira (BA)