pachamariaharveymorena
Morena Nascimento (MG/BA)
Classificação indicativa: 12 anos
Esta breve construção em devaneio (a terceira de outras versões) é uma tentativa da artista de se dispor nua com a sua dança, evocando complexidades de uma realidade que a coloca à flor de seus sentidos. Sentir raiva. Sentir amor. Tocar fogo ao mesmo tempo saber ser água. Mamãe. Ser mamãe nessa noite escura da alma do Brasil desamparado. Enfrentando a vida como um touro de chifres dourados salivante e exausto. Ela sente raiva. Sente amor. Vê graça nas coisas. É mulher hoje.
FICHA TÉCNICA
Concepção e dança: Morena Nascimento | Colaboração artística: Daniela Guimarães | Pesquisa musical: Morena Nascimento | Concepção de luz: Larissa Lacerda e Morena Nascimento | Operação de luz: Larissa Lacerda
================
Planta do Pé
Maria Eugenia Tita (SP)
Classificação indicativa: Livre
Somos todos passíveis de estigmas, as danças brasileiras não fogem ao caso. Neste espetáculo, Maria Eugenia demonstra danças de seu repertório construído ao longo de 12 anos e compartilha com o público uma reflexão sobre as singelezas e preciosidades das danças de um Brasil antigo e inovador. Assim: com um pouco de pé, um pouco de planta, um pouco de fala e um pouco de dança. Unindo a experiência com as danças tradicionais do país ao universo acadêmico historiográfico, a peça pretende mostrar um pouco das possiblidades corporais que essas danças oferecem, assim como refletir sobre o que ainda as mantém à margem de nossa sociedade.
Por meio da dança, música e teatralidade, “Planta do Pé” é um convite ao mergulho em nosso legado artístico. Fruto da fusão dos ritmos tradicionais brasileiros a referências artísticas contemporâneas, as cenas passeiam por figuras mascaradas, danças que narram histórias e ilustram sentimentos. Com delicadeza e informalidade, o espetáculo compartilha com o público um pouco das infinitas possibilidades corporais e recreações artísticas que as manifestações populares brasileiras nos oferecem.
FICHA TÉCNICA
Elenco: Maria Eugenia Tita | Direção: Rosane Almeida | Coreografias: Maria Eugenia Tita e Companhia Soma | Figurino: Elena Budu | Boneco: Sandro Roberto | Cenário: Fabiana Fukui | Trilha Sonora: Antonio Nóbrega | Produção: Maria Oti
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Data: 14/11 (quinta)
Horário: 19h00
Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Coletivo Rapadura com Urucum & Dendê (BA) + Cia. de Atores Bailarinos Adolpho Bloch (RJ) + Grupo de Dança e Performance da UFS e Coletivo Na Pele (SE)
Lori Belilove (EUA) e Contemporânea Ensemble (BA) + Escola Contemporânea de Dança (BA)
Pelo sétimo ano, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA inclui em sua programação o Fórum de Educadores de Dança, uma ação pioneira voltada à reflexão e ao desenvolvimento do ensino da dança, em todo seu potencial transformador, na Bahia e no Brasil. Reunindo professores e dançarinos de cidades do interior e da capital baiana, além de vindos de outros estados, o Fórum realiza um intercâmbio sólido de experiências vividas em diferentes contextos, mas sempre conectadas pelo interesse de se abranger repertórios diversos, questionar paradigmas, aprofundar o conhecimento e qualificar a prática. Oficinas, workshop, bate-papo e palestra, em paralelo a uma programação artística que reconhece e valoriza a formação artística do dançarino, objetivam instrumentalizar os profissionais de educação em dança para que sejam pontes cada vez mais firmes para travessias humanas e cidadãs.
Os participantes do Fórum de Educadores de Dança são professores, educadores e profissionais de dança inscritos em convocatória pública, que usufruem do evento de forma totalmente gratuita.