JUNTO
Coletivo Lagoa (Portugal)
Classificação indicativa: Livre
“JUNTO” é um espetáculo-instalação que acolhe crianças dos 0 aos 3 anos, as suas famílias e amigos, desejando criar um encontro intergeracional. Ao revelar uma cenografia interativa, composta por camadas de tecidos espalhados pelo palco, convida a diversas perspectivas e pede uma proximidade concreta com os atores-bailarinos, levando o público, aos poucos, a mergulhar no palco-cenário. É uma criação que parte do corpo e que deseja gerar um encontro sem hierarquias de idades, na qual a dança é o meio de materialização de uma dramaturgia própria. Estreou em Lisboa, numa coprodução com o Teatro da Trindade/Fundação Inatel.
Apoio à criação: cem-centro em movimento
Apoio: Fundação GDA
Residências artísticas: CNB/Estúdios Victor Córdon, UAI Q DANÇA/Brasil
Uma coprodução Coletivo Lagoa e Teatro da Trindade/Fundação Inatel
FICHA TÉCNICA
Encenação e criação: Mariana Lemos | Criação e performance: Clara Bevilaqua e Guilherme Calegari | Criação sonora: Pedro Boléo Rodrigues e Coletivo Lagoa | Desenho de luz: Sérgio Moreira | Figurino: Rita Gonzaga Gaspar | Cenografia: Baileia – arte e infâncias | Vídeo, fotografia e instalação-móbile: Catherine Boutaud | Edição áudio: Rui Santos | Confecção dos figurinos e adereços com apoio do Atelier Maria Gonzaga | Músicos: Francesco Valente e Pedro Boléo Rodrigues | Estúdio de gravação: Pimenta Preta | Produção executiva e serviço educativo: Lysandra Domingues
Local: Teatro do Goethe-Institut
Data: 16/11 (sábado)
Horário: 16h30 e 18h00
Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Coletivo Rapadura com Urucum & Dendê (BA) + Cia. de Atores Bailarinos Adolpho Bloch (RJ) + Grupo de Dança e Performance da UFS e Coletivo Na Pele (SE)
Lori Belilove (EUA) e Contemporânea Ensemble (BA) + Escola Contemporânea de Dança (BA)
Pelo sétimo ano, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA inclui em sua programação o Fórum de Educadores de Dança, uma ação pioneira voltada à reflexão e ao desenvolvimento do ensino da dança, em todo seu potencial transformador, na Bahia e no Brasil. Reunindo professores e dançarinos de cidades do interior e da capital baiana, além de vindos de outros estados, o Fórum realiza um intercâmbio sólido de experiências vividas em diferentes contextos, mas sempre conectadas pelo interesse de se abranger repertórios diversos, questionar paradigmas, aprofundar o conhecimento e qualificar a prática. Oficinas, workshop, bate-papo e palestra, em paralelo a uma programação artística que reconhece e valoriza a formação artística do dançarino, objetivam instrumentalizar os profissionais de educação em dança para que sejam pontes cada vez mais firmes para travessias humanas e cidadãs.
Os participantes do Fórum de Educadores de Dança são professores, educadores e profissionais de dança inscritos em convocatória pública, que usufruem do evento de forma totalmente gratuita.