Calabouço
Kátharsis Cia. de Dança (BA)
Classificação indicativa: Livre
Solitário. Em meio à sensação de luto, culpa e desejo. Sujo. Prisioneiro do medo de ficar só. Condenado. Um calabouço como metáfora sobre nossas próprias prisões. Livre. Um mergulho em si para sair da superfície.
“Calabouço” explora o lado obscuro do ser humano na busca por libertação. A atmosfera sombria do cárcere é construída por sete intérpretes-criadores. Frustração, raiva e desejo permeiam as cenas deste espetáculo que traz como referência o universo cinematográfico e a linguagem do jazz contemporâneo.
FICHA TÉCNICA
Direção e coreografia: Filipe Monte Verde | Iluminação: Gerard Laffuste | Ensaiadora: Fabiana Lima | Elenco: Eron Pimenta, Everton Barbosa, Guilherme Fraga, Luiza Agra, Luiza Dahia e Mavi Vieira
================
INVente EXperimente (INVEX)
Artistas diversos
Classificação indicativa: Livre
Doze cenas coreográficas protagonizadas por dançarinos e novos talentos selecionados em convocatória pública. Com representantes do interior e da capital da Bahia – tanto de seu centro quanto de suas periferias –, e ainda de outros estados, o INVente EXperimente (INVEX) revela novas faces da dança, abrindo espaço para experimentações e descobertas.
LISTA DE COREOGRAFIAS
1. Corre pra dar tempo – Paloma Clinquart, Mitzi Amado, Beatriz Vinzon, Juliana Harari, Carolina Gomes e Larissa Tolini
2. Entre Nós – Fabiana Lima, Janahina Cavalcante e Mavi Vieira
3. Heranças – Grupo Experimental de Jazz
4. Lapa – Cia. de Dança Melânia Adam
5. Lifetime – Corpo de Baile da Escola Contemporânea de Dança
6. Memórias de Cora – Cia. Byladança
7. Natural é ser! – MV Cia. de Dança
8. Oyàyabás – Ominirá Cia. de Dança
9. Presente! – Marias Pretas
10. Tan Tanto Faz – Mandala Companhia de Dança
11. Vá chamar Rosa – Sutaque
12. Xirê de Oyá – Oxente Cia. de Dança
Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves
Data: 15/11 (sexta)
Horário: 19h00
Valor: R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia)
Coletivo Rapadura com Urucum & Dendê (BA) + Cia. de Atores Bailarinos Adolpho Bloch (RJ) + Grupo de Dança e Performance da UFS e Coletivo Na Pele (SE)
Lori Belilove (EUA) e Contemporânea Ensemble (BA) + Escola Contemporânea de Dança (BA)
Pelo sétimo ano, a JORNADA DE DANÇA DA BAHIA inclui em sua programação o Fórum de Educadores de Dança, uma ação pioneira voltada à reflexão e ao desenvolvimento do ensino da dança, em todo seu potencial transformador, na Bahia e no Brasil. Reunindo professores e dançarinos de cidades do interior e da capital baiana, além de vindos de outros estados, o Fórum realiza um intercâmbio sólido de experiências vividas em diferentes contextos, mas sempre conectadas pelo interesse de se abranger repertórios diversos, questionar paradigmas, aprofundar o conhecimento e qualificar a prática. Oficinas, workshop, bate-papo e palestra, em paralelo a uma programação artística que reconhece e valoriza a formação artística do dançarino, objetivam instrumentalizar os profissionais de educação em dança para que sejam pontes cada vez mais firmes para travessias humanas e cidadãs.
Os participantes do Fórum de Educadores de Dança são professores, educadores e profissionais de dança inscritos em convocatória pública, que usufruem do evento de forma totalmente gratuita.